| | PESCA SEM MORTE E ATITUDES | |
|
| Autor | Mensagem |
|---|
Pescador sem mortes Novato

Sexo:  Nº. Mensagens: 36 Idade: 38 Localização: GD Ocupação: ajudar sem nada em troca Humor: sempre bem humorado Data de inscrição: 13/08/2008 Pontos: 5
 | Assunto: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Qua Set 24, 2008 4:34 pm | |
| Cada vez mais por todo o mundo se pratica a chamada "Pesca sem Morte" ou "Pesca e Solta" e Portugal não é excepção a este fenómeno, havendo entre nós um já muito aceitável número de adeptos e com uma inevitável tendência de expansão.
Trata-se de uma modalidade em que após a captura a presa é pesada, medida, fotografada e beijada (não sendo este último procedimento obrigatório).
Uma vez que não se vão consumir as presas, estas deverão ser tratadas com todo o carinho e restituídas directamente à água sem maldades, preferencialmente sem sequer passar por uma manga ou qualquer outro dispositivo de retenção.
Há que ter cuidados com o manuseio das Carpas para não as ferir e lembrem-se que uma Carpa apanhada hoje com 2kg pode ser apanhada no ano seguinte com 3kg e assim em diante ...
Por isso há que tirar o anzol com cuidado, não as esfregar demasiado no pano nem no chão (é imprescindível o uso de um tapete de recepção) e, caso esteja embuchada, mais vale cortar o fio o mais rente possível do anzol e deixar o mesmo no seu interior do que tentar arrancá-lo, uma vez que o anzol acabará por se soltar ou enferrujar, provocando menos danos do que se o tentar arrancar. Respeitar o local que se usa ... Nunca vi nenhum pescador a ir para a pesca que não tenha no meio da sua tralha pelo menos um saco de plástico. Esse saco de plástico é o ideal para se colocar lá dentro todo o lixo que se vai gerando ao longo de uma jornada de pesca; latas de bebidas, sacos de plástico, garrafas e outras embalagens, restos de fio de pesca e montagens, etc. que, estando um saco de plástico pronto para o receber, torna extremamente fácil a tarefa de, no final da jornada, dar-lhe um nó e levá-lo para o depositar num contentor de lixo que se venha a encontrar na estrada ou numa localidade do caminho de regresso a casa.
Pesa menos o lixo que se trás do que o que se levou ... Pense assim: "Não devo deixar o mínimo vestígio de que aqui alguém algum dia pescou ..." A natureza ficará contente com a sua atitude !!! Para além dela também o dono dos terrenos ... Existem bastantes casos de barragens privadas com belíssimas Carpas em que a pesca está vedada ao público pura e simplesmente porque os donos dos terrenos se fartaram da porcaria que os pescadores lá deixavam ...
Pense nisso !!!
Respeite o próximo ... Quando se chega a um local e já se encontram lá outros pescadores há que lhes deixar espaço, não vá para o colo deles. Evite barulhos desnecessários ... Isto também é válido ao contrário, ou seja, se já estiver a pescar e estiver sozinho pode fazer o barulho que bem entender mas se entretanto chegar mais alguém ... respeite-o da mesma maneira que quer que ele o respeite ... |
|
 | |
vcanossa Aprendiz

Sexo:  Nº. Mensagens: 293 Idade: 34 Localização: arcos de valdevez Ocupação: op.fabril /caçador,pescador, motocross Humor: bom Data de inscrição: 24/07/2008 Pontos: 193
 | Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Qua Set 24, 2008 11:01 pm | |
| Acho que cada vez mais se devia praticar a pesca sem morte, continua a ser bonita na mesma e temos sempre possivilidade de cada vez mais haver abundancia de peixe. neste momento tambem pratico a pesca sem morte, gosto muito de pescar a mosca. faça como eu pense nisso vcanossa |
|
 | |
Rogério Fundador

Sexo:  Nº. Mensagens: 2410 Idade: 31 Localização: Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação: Técnico de Engarrafamento e Acabamento (ELE) Humor: algum ;) Data de inscrição: 12/06/2008 Pontos: 2416
 | Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Qui Set 25, 2008 8:00 pm | |
| Eu tenho uma pequena frase que infelizmente não é possivél ser realizada
"Quem me dera fazer na caça, o que faço na pesca. Pratica-la sem morte"
Cumps  Divulga o Fórum » Vê AQUILer as Regras e fazer a Apresentação é um dever seu! » Regras ler AQUI e AQUI - Apresentação clicar AQUI KaciPesca - Diverte-te por cá  |
|
 | |
podengos Novato

Sexo:  Nº. Mensagens: 42 Idade: 35 Localização: ponte de lima Ocupação: desempregado Humor: muito Data de inscrição: 29/07/2008 Pontos: 41
 | Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Qui Set 25, 2008 8:50 pm | |
| |
|
 | |
Pescador sem mortes Novato

Sexo:  Nº. Mensagens: 36 Idade: 38 Localização: GD Ocupação: ajudar sem nada em troca Humor: sempre bem humorado Data de inscrição: 13/08/2008 Pontos: 5
 | Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Sex Set 26, 2008 2:13 pm | |
| | R063R10 escreveu: | Eu tenho uma pequena frase que infelizmente não é possivél ser realizada
"Quem me dera fazer na caça, o que faço na pesca. Pratica-la sem morte"
Cumps |
Vao ter que inventar uns cartuchos de anestecia instantanea. rsrsrsrs |
|
 | |
drfs Membro VIP

Sexo:  Nº. Mensagens: 114 Idade: 46 Localização: UK Ocupação: OP Humor: lol Data de inscrição: 17/07/2008 Pontos: 110
 | Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Ter Out 07, 2008 10:02 pm | |
| So com este tipo de atitude e que podemos garantir a continuidade das espécies, já pratico a mais de 25 anos desde o primeiro dia que me iniciei na pesca. Em todos este anos só me lembro de trazer uma Carpa para casa tinha uns 5,5Kg, de resto tudo de volta a agua ao fim da jornada. Abraço  |
|
 | |
timarques Novato

Sexo:  Nº. Mensagens: 19 Idade: 69 Localização: murches Ocupação: mecanico Humor: bom Data de inscrição: 17/11/2009 Pontos: 19
 | Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Ter Nov 17, 2009 12:10 pm | |
| infelismente ainda se ve muito peixe morto nas margens das barragens em especial as carpas mais pequenas o que quer dizer se for uma maior vai para casa ou para um amigo que pede se apanhares alguma coiza tras que eu gosto isso e muito bom enfim ainda vejo muito disso o unico peixe que trago sao as abletes em virtude de aquilo ser uma praga essas sim sao boas para fritar axigans so se forem muito grandes e que caiam por acidente nao pesco a eles tambem nao utilizo redes para os reter |
|
 | |
timarques Novato

Sexo:  Nº. Mensagens: 19 Idade: 69 Localização: murches Ocupação: mecanico Humor: bom Data de inscrição: 17/11/2009 Pontos: 19
 | Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Qui Jul 22, 2010 10:12 pm | |
| companheiros continuo a ir as abeletes mas tenho-me deparado com tanto achigam que so visto no regresso fui a bomba de gasolina onde e habitual e o empregado veio logo perguntar e achigams nao pesco ao achigam vi la muitos mas sao pequeninos entre tres a quatro centimetros dis ele esses e que sao bons e so lavar e fritar insesti que eram pequenos e ele confirmou a mesma coisa e agora ja tenho visto vestigios de pesca a rede ou com tarrafa assim nunca la vamos mata-se os grandes que ja nao voltam a criar mata-se os pequenos que nunca se chegam a reproduzir e o que temos e se falamos somos nos e que somos os parvos prontos ja desabafei nao os maço mais por hoje bom fim de semana apartment housing for rent |
|
 | |
Vilariça Novato

Sexo:  Nº. Mensagens: 4 Idade: 19 Localização: Braga Ocupação: Estudante Humor: Todos os dias Data de inscrição: 02/08/2010 Pontos: 8
 | Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Seg Ago 02, 2010 5:40 pm | |
| Ola, também pratico pesca sem morte...é muito mais divertido e gratificante.
Só um aspecto que acho não ser o mais correcto. O facto de quando nao conseguimos tirar o anzol cortar o fio rente e soltar o animal com o mesmo ferrado. Só o facto do anzol enferrujar vai fazer com que o animal apanhe uma infecção e acabe por morrer. Nessas situações corta-se o fio e com um alicate de corte cortamos a aste do anzol e depois é so puxar pelo outro lado. Deixar la o anzol é muito chato na minha opinião pois para alem de incomudar o animal o maios certo é provocar a sua morte. Se for impossivel chegar ao anzol (acontece quando eles engolem-no) usa-se um desenbuchador....retira-se um anzol estando ele perto ou muito fundo em segundos.
De resto gostei do texto.
Um abraço Vilariça |
|
 | |
timarques Novato

| Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Seg Set 27, 2010 10:16 am | |
| companheiros la fui a barragem onde normalmente vou fui para um pesqueiro mais escondido e de bradar aos céus desde muitas garrafas a toda a especie de lixo se encontra por la alguns sacos de plastico com muito lixo mas nao os levaram tive eu que levar o lixo desses fulanos em fim e isto que ainda temos ainda outra normalmente vamos almoçar debaixo de uns pinheiros onde esta um chafariz e a três metros esta um contentor do lixo nao e que deixam o chafariz as garrafas dentro do chafariz e nao poiem no contentor e assim e o que ainda temos boa semana companheiros boas caçadas e pescarias vivam as carpas e as perdizes |
|
 | |
timarques Novato

| Assunto: Re: PESCA SEM MORTE E ATITUDES Seg Set 27, 2010 10:27 am | |
| companheiros tenho apanhado algumas abletes que tem na barriga umas tiras compridas que sao vivas quem sabe o que e aquela coisa se algum colega souber diga qualquer coisa obrigado |
|
 | |
| | PESCA SEM MORTE E ATITUDES | |
|