* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se      Conectar-se  
KaciPesca - Diverte-te por cá
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe | 

Almas vs Perfuração vs Distribuição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 16  Seguinte
AutorMensagem
espalhachumbo
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 868
Ocupação : caça
Humor : bastante
Pontos : 935

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 2:40 pm

Não estou a referir a dureza, embora essa tenha muita importância, o que eu digo é que por exemplo 2 chumbos de dureza igual ao atingirem o alvo mas com diferentes velocidades a perfuração não é igual, e muitas vezes, o chumbo que leva mais velocidade, não é o que perfura mais, porque se deforma mais, e ao deformar-se mais no impacto, perfura menos.

A.silva
Parceiro
Parceiro

Nº. Mensagens : 1999
Humor : depende da situação
Pontos : 2091

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 2:58 pm

espalhachumbo escreveu:
Não estou a referir a dureza, embora essa tenha muita importância, o que eu digo é que por exemplo 2 chumbos de dureza igual ao atingirem o alvo mas com diferentes velocidades a perfuração não é igual, e muitas vezes, o chumbo que leva mais velocidade, não é o que perfura mais, porque se deforma mais, e ao deformar-se mais no impacto, perfura menos.

Está a falar de canos lisos ou estreados?
espalhachumbo
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 3:04 pm

Nos estriados, isso acontece, já fiz essa experiência, penso que também se aplica nos lisos, embora com menos importância, pois velocidades e peso dos projecteis são diferentes.
A.silva
Parceiro
Parceiro

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 3:15 pm

Hélio, não estava a referir a dureza do chumbo, mas o mesmo "chumbo" com a mesma dureza, no momento do impacto porta-se de maneira diferente, se a velocidade for diferente, quanto mais velocidade maior deformação o que pode significar perda de perfuração.

Pois quanto maior for a velocidade maior é a deformação e não é isso que se pretende nos canos estreados? se á mais deformação logo á mais estragos.
Quanto a almas lisas não terá assim tanta relevancia embora o chumbo consoante o grau de dureza deforme em contacto com a peça de caça não vai perder grande prefuração.
espalhachumbo
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 3:26 pm

Amigo Silva, para mim não é assim tão linear, tem que existir um meio termo deformação/perfuração, isto no caso do estriado, no liso apenas referir este aspecto, pois atirar a revistas ou jornais, como é um "corpo" mais duro poderá modificar os resultados, pois ao levar mais velocidade no impacto com estes materiais vai existir maior deformação, logo menor perfuração, penso eu de que....
Hélio
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 2369
Ocupação : _
Humor : :)
Pontos : 2499

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 8:26 pm

A.Silva disse:

Hélio qauntas folhas furou a Maxus? com que polvora e nº de chumbo? foi em revistas ou lista telefónica?

Não respondi logo pois não tinha bem a certeza entre todos os testes que fiz e tive de ir confirmar.

Então é assim o resultado obtido em lista telefónica:

A400 (almas 18,6) - 210pp
Maxus (ambas as armas) (almas 18,8 ) - 230pp
Urika (almas 18,3) - 260pp

Já se sabe que isto não pode ser visto com régua e esquadro mas dá para ter uma ideia.

O tiro usado foi o da JOL de 36g com chumbo 5 e pólvora A1. Também usei para tirar as dúvidas da A400 um tiro da Winchester chamado Super Speed Generation 2. O qual também veio a confirmar os tiros anteriores.

Ler as Regras e fazer a Apresentação é um dever seu! » Regras ler [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - Apresentação clicar [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Hélio
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 2369
Ocupação : _
Humor : :)
Pontos : 2499

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 8:30 pm

Acrescento que o teste foi feito a 35 metros e choque 3.

Ler as Regras e fazer a Apresentação é um dever seu! » Regras ler [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - Apresentação clicar [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
João Gil
Administrador
Administrador

Nº. Mensagens : 30750
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Pontos : 36162

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 9:21 pm

Hélio, não querendo fugir do tópico de maneira nenhuma, mas acho que tu és o terror das listas telefónicas... affraid

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cumprimentos
João Paulo Gil

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1111
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Pontos : 1221

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 9:35 pm

Boas Hélio, vejo que estás sempre em acção, vejo também que tens testado a A400, o que achas da mesma comparativamente com a outras armas que tens testado.

Tenho de perder um tempinho para fazer uns testes com a minha mas ainda não deu...
Os únicos testes que fiz com a minha foi mesmo aos tordos e fiquei muito satisfeito, tendo
em conta que anteriormente atirava com uma Urika não estou nada arrependido de a ter
trocado pela A400.
aderito
Membro VIP
Membro VIP

Nº. Mensagens : 2461
Humor : medio
Pontos : 2565

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 10:16 pm

amigo helio se calhar nao me fiz enteder vou lhe dar um exemplo que ja me aconteceu varias vezes se calhar nao o referi e devia o ter feito que percebia logo
quando vou para os tordos levo uma browning de sobrepostos com almas 18.4 com os mesmos cartuxos que atiro a anos com es ta arma as vezes toco nos tordos e la vao eles embora picados
levo a fabarm sobrepostos com almas 18.3 esses tordos que passam relativamente a mxm distancia caiem redondos com o mxm cartuxo com o mxm choke com o mxm nº de chumbo
e mais com a fabarm raramente um tordo que se vai embora quando falo na perfuçao das almas eu sei akilo que tou a dizer porke na caça só troco a arma porque os cartuxos e sempre os mxm
e sei ver quando uma peça de caça me cai redonda e quando vai chumbadae e quando digo isto nao estou a falar das abas do tiro porque se for um bocado longe nem sequer os fura
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1725
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Pontos : 1794

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 10:49 pm

E o comprimento do cano...aliado as almas e aos choques... Há muito para pegar!
aderito
Membro VIP
Membro VIP

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 10:54 pm

SPEEDS escreveu:
E o comprimento do cano...aliado as almas e aos choques... Há muito para pegar!
é o mxm é de 71cm de cano as 2 eu acho que as almas 18.6 e 18.8 nao me convecem mas so eprimentando
aderito
Membro VIP
Membro VIP

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 11:11 pm

este ano se as coisas correrem como desejo vou mandar fazer uma jubileo personalizada com 76cm de cano com mobil chokes e com 18.2 de almas
jose costa
Membro VIP
Membro VIP

Nº. Mensagens : 3885
Ocupação : servente
Humor : algum
Pontos : 4108

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 11:25 pm

boas
amigo Aderito
isso é que vai ser um canhão
é só dar ao dedo já a peça está no chão
cumps.
juari
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 6476
Pontos : 6886

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Ter Abr 10, 2012 11:34 pm

A verdadeira. A mata tudo. he he.

Cumpts

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Juari

"O cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um!!!"
A.silva
Parceiro
Parceiro

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 10:23 am

A400 (almas 18,6) - 210pp
Maxus (ambas as armas) (almas 18,8 ) - 230pp
Urika (almas 18,3) - 260pp
Tal como referi anteriormente para este tipo de testes para serem conclusivos teriam de ser feitos em armas com o mesmo tipo de aço, apenas mudando as almas a prova está em cima nos testes do Hélio, as almas da maxus 18.8 tem mais prefuração que a A400 18.6 no entanto a urika com 18.3 tem mais prefuração que as outras, não chegando assim a conclusão alguma no caso das almas, os fabricantes tem tudo ao seu dispor para este tipo de testes e nesse caso são conclusivos.
Com as mesmas armas mas mudando apenas de cartucho, por ex para um cartucho com 32gr os resultados seriam diferentes destes.
A.silva
Parceiro
Parceiro

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 10:29 am

Amigo Aderito as diferenças entre uma alma 18.3 e 18.4 são quase nulas pois a medição das almas é feita por aproximação isso que relata deve-se aos aços e tratamento dos canos se trocar de cartuchos possivelmente pode acontecer o inverso.
artmar
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 161
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Pontos : 165

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 1:29 pm

Boa tarde confraria !!
Este tema é para mim dos mais interessantes, no que diz respeito ao tiro com arma de caça. Contudo para entender tudo o que está envolvido neste tema é necessario muita leitura e muito conhecimento pratico, como aqui alguns membros tem demostrado.
Quanto á minha intervenção neste tema, apenas queria dizer que já passaram pelas minhas mãos algumas "razoaveis" armas de caça, mas a que me proporcionou o abate de aves a maior distancia foi a minha 1ª arma que o meu pai me ofereceu aos 16 anos quando comecei a caçar. É uma Luigi Franchi, Modelo Condor, paralela, com canos de 72,5 cm, Demibloc Vickers - Steel Supercromato em que estão marcados estas medidas: 20,3/18,5/17;9 (cano direito) e 20;3/18,5/17,5 (cano esquerdo). Não foi a arma que com ela mais caça matei, mas como já atraz mencionei foi a que me proporcionou o abate de caça a maior distancia. A arma que mais caça matou na minha mão foi uma Fabarm Gamma Lux, mas que já não a tenho, nem sequer as caracteristicas dela sei. Quanto á minha Maxus que o amigo Helio já disparou com ela, apenas digo que tem um encare perfeito e tem me dado muito gozo atirar com ela. Não fico satisfeito quando erro uma peça de caçã na casa dos 30/35 metros, pois com o Briley (LM) que esta adaptado é quase impossivel errar, dado a distribuição que faz com um cartucho mormal de 32g em 7 1/2 ou 8. Fico um pouco apreensivo quando vejo o resultado da perfuração, mas ......é a vida, não se pode ter tudo.
Felicidades ao tema e toca a continua-lo.
Abraço a todos
Artmar
A.silva
Parceiro
Parceiro

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 1:37 pm

Amigo Artmar fica apreensivo em que sentido? acha que tem pouca prefuração?
artmar
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 161
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Pontos : 165

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 1:51 pm

A.silva escreveu:
Amigo Artmar fica apreensivo em que sentido? acha que tem pouca prefuração?

Boa tarde amigo A.Silva
Não quero dizer que a Maxus tenha pouca perfuração,......agora que tem menos que a minha SKB, isso tem. É verdade que são armas completamente diferentes, mas...na caça poderá fazer a diferença, digo eu....rsrs
Abraço
Artmar
A.silva
Parceiro
Parceiro

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 3:09 pm

artmar escreveu:

Boa tarde amigo A.Silva
Não quero dizer que a Maxus tenha pouca perfuração,......agora que tem menos que a minha SKB, isso tem. É verdade que são armas completamente diferentes, mas...na caça poderá fazer a diferença, digo eu....rsrs
Abraço
Artmar

A prefuração que o amigo hélio demonstrou nos testes é muito mais que suficiente para abater qualquer peça de caça dentro do que é aceitavel, a partir de certa distancia mesmo com prefurações superiores o tiro já não leva composição suficiente para abater, pode de facto por vezes um bago de chumbo atingir uma zona mortal como a cabeça, noutro noutro local da peça não a matará.
Abraço
Silva
espalhachumbo
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 3:20 pm

Amigo Silva, o sr tem toda a razão, andamos a dar valor demais a estes testes, o nosso problema é arranjar desculpas para o falhanço Laughing, e depois estes teste são sempre mal feitos, por exemplo o centro de tiro de uma arma de almas mais apertadas até pode ter mais perfuração, mas e as abas, visto que estas armas não deformam tanto o chumbo, atenção que nunca fiz tal teste, mas teoricamente é possivel, tinha-se que fazer uma média a bastantes bagos de chumbo não a 3 ou 4.
A.silva
Parceiro
Parceiro

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 3:36 pm

Amigos antigamente tanto nas armas como nos cartuchos comprava-se o que havia no mercado, os resultados apareciam, no caso das armas era o atirador que se adaptava á arma, com os cartuchos igual, tanto se atirava com eles que se adaptava, agora com a actual quantidade de informação e acreditem que bastante dela não é a mais correcta, confundiu bastantes atiradores, por vezes procuram aquilo que não existe, na questão das armas agora é a arma que se tem de adaptar ao atirador, embora por vezes a arma esteja um brinco se o atirador achar que não, os resultados dificimente vão aparecer, com os cartuchos passa-se o mesmo, hoje experimenta-se um amanhã outro noutro dia outro e o tempo que se nessecitava para adaptação não aparece nem os resultados e acreditem que esta situação afecta até atiradores bons.
Rui Militão
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 6689
Ocupação : empresario
Humor : bom
Pontos : 6922

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 3:45 pm

Silva fixe completamente de acordo creio que já se passou um pouco com todos.

SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1725
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Pontos : 1794

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Qua Abr 11, 2012 5:08 pm

Pois, sem dúvida, alterações no metodo alterações no resultado!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   

Almas vs Perfuração vs Distribuição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 16Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 16  Seguinte

Tópicos similares

-
» Subst. de distribuição e bomba vácuo Vitara 1.9 TD c/fotos
» almas das armas desportivas e de caça: quais são as diferenças
» maior perfuração
» motor nao pega apos ter mudado a distribuição
» Desgaste de correia de distribuição nova