* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério




 
InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se      Login  
KaciPesca - Diverte-te por cá
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe | 
 

 Almas vs Perfuração vs Distribuição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10 ... 16  Seguinte
AutorMensagem
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 40
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Dom Abr 15, 2012 8:11 pm

Amigo João, esses atiradores não atiram com um cartucho normal, e mais ainda à pouco tempo li numa revista, um que ficou em 3º lugar nos j.o. com uma mk38 (18.Cool.
As armas que usam, tem mais a ver com o patriocinio, que com a escolha deles.



Voltar ao Topo Ir em baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1990
Idade : 54
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2082

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Dom Abr 15, 2012 9:30 pm

Já vi que o amigo joão não é adepto das almas largas, eu tambem á muitos anos pratiquei o tiro desportivo e já nessa altura raramente um atirador de topo comprava armas, eram patrocinados pela marca e feitas por encomenda e algumas delas não tinham nada a ver com o que circulava no mercado, nem de perto nem de longe, tal como os cartuchos eram carregados especilmente para a arma, mas isso e atendendo ao que tenho lido o amigo João tambem sabe como funciona, não estou em desacordo com o amigo por se sentir bem a atirar com almas fechadas pois a maioria dos atiradores prefere esse tipo de almas, mas acredite que uma arma de almas largas com o cartucho certo tem uma belissima perfuração e composição este ano devido a várias situações atirei com um vasto leque de armas aos pombos e com almas 18,8 matei pombos não vou dizer a quantos metros porque foram mortos em altura e ai é torna-se dificil contabilizar os metros, mas para quem está ao lado e se for um atirador com alguma experiencia tem noção que ultrapassa o aceitavel, matei tambem com almas 18.3 a distancias semelhantes e com uma arma já com algumas dezenas de anos esta com * *** 73 cm de destacar que com almas 18.8 foi com o full 76cm pois armas minhas semi-automáticas não uso outro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 52
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Dom Abr 15, 2012 10:05 pm

Caros amigos a experiencia é quem mais nos ensina eu não tenho duvidas das prestações das armas que tenho, mais não tenho duvida alguma no conforto de tiro e na efectividade do tiro da X400 na caça por isso cada um tem de procurar a arma que melhores resultados apresenta em todos os sentidos, eu atiro as perdizes lebres patos e coelhos com semi automatica, rolas pombos e tordos prefiro canos sobrepostos, embora este ano para melhor me fazer a arma tenha atirado quase sempre com a semi automatica e com excelentes resultados e onde o choke M(3*) da briley foi o eleito, em sobrepostos uso 3* e 1;5* em canos de 76cm e é assim que me dou bem no tiro que faço com essas armas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 38
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Dom Abr 15, 2012 10:06 pm

João Rodrigues escreveu:
Voltando às almas, lanço-vos um desafio, digam-me quem são os campeões que conhecem por essa europa fora nos pratos ou no tiro aos pombos, ou quem são os que participam em provas e que tenham regularmente bons resultados de topo, e que utilizem canos com almas muito mais largas que 18,5mm.

Ou então, digam-me lá quais as armas e que almas são utilizadas pelos atiradores nos jogos olímpicos.
Das duas uma, ou os atiradores profissionais e todas as marcas que mais vitórias conquistam anda tudo enganado e não sabem que teriam mais vantagem por utilizar armas de almas mais largas, ou então, resultado da experiência deles (há muitos que num ano dão mais tiros que a maioria de nós numa vida) sabem algo mais que aquilo que certas marcas apregoam como verdadeiro...

Os resultados finais das almas largas teimem em não as confirmar como vencedoras, porque será?

O Paulo Cleto quando foi campeão com a sua DT10, tinha nela almas apertadas, o campeonissímimo Jeorge Digweed tem almas apertadas na sua Perazzi, o Richard Faulds na sua DT10 a mesma coisa. Este pessoal é que ganha, mas pelos vistos isso só acontece porque eles é que andam todos enganados...

Quando falamos de distâncias a que as almas largas secam a caça, e de que há pessoal que com elas mata muito longe, digam-me lá onde é que usando uma delas, conseguem matar com 28 gramas de chumbo 7 caça às distâncias que podem ver neste vídeo, e ainda por cima corvos são peças resistentes:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Nos tiros em que o Digweed diz 70 yards e faz um double, são "apenas" cerca de 65 metros Very Happy
Com podem ver, o que para uns é longe em demasia, para outros é caça a tiro...

Pois é, as distâncias a que todos por aqui falam, são relativas à noção de distância de cada um, bonito é ver essas tais distâncias lado a lado com outras pessoas equipadas com diferentes armas.

Quando cacei praticamente apenas aos pombos, sei bem quais foram as distâncias a que atirava, e qual a diferença que tinha entre um tipo de armas com almas muito largas, e com outras mais convencionais. Aquilo que para as minhas armas de almas largas era largo, para as outras que tinha com almas mais apertadas era caça perfeitamente a tiro, e contra isso batatas. Tenho pena é de estarmos aqui todos a divagar, e não podermos é estar lado a lado numa caçada aos pombos à passagem, depois, no final da caçada, então voltávamos a conversar todos outra vez. Amigos, eu sei e tenho perfeita noção das distâncias a que atiro, e tive mais que comprovada a experiência da diferença de capacidade de abate entre almas largas e estreitas. Quando digo que matava os pombos secos (com almas mais convencionais) mais longe do que era possível com as almas largas, não estou a falar de pombos à passagem a 25 ou a 30 metros, porque a essa distância qualquer coisa mata mais ou menos bem.
Se disser que matei com almas mais apertadas pombos secos a 50 metros e a mais, era mesmo a essa distância, até porque, pombos baixos que passam a atravessar à nossa frente, é fácil de confirmar a distância. Sou alto e tenho o passo grande, e se para medir a distância dei muitas vezes propositadamente entre 60 a 70 passos muito largos quando ia cobrar um pombo que passou a atravessar, de certeza que não estava a matar pombos a 35 metros, ou também há dúvidas à cerca disso?
Amigos, muitos que caçavam a meu lado, vendo os resultados acabaram por mudar de armas, e também passaram a matar melhor depois, por alguma razão deve ter sido...
O amigo Hélio conhece alguns dos meus amigos, e já os ouviu a contar que tordos a que muitos nem se atrevem a levantar a espingarda (pois lá no tecto parecem do tamanho de um pardal), eu viro-os secos cá para baixo, o mesmo para pombos que muitos nem lhes levantam os canos. Desculpem-me a falta de modéstia, mas quando estamos a falar de distâncias largas, é preciso saber aquilo o que se diz ou aquilo a que cada um se está a referir, e para mim, o que muitos dizem ser caça a 70 metros, na verdade mais não são que 35 ou 40 metros.
Quando digo que almas largas na caça larga chumbava mais que matava, e que com almas estreitas seco a caça, a comparação é minha, e portanto, estou a comparar em tiros à mesma noção de distância que tenho, e não me estou a comparar com diferentes noções de distâncias de outros caçadores.
Eu já comparei na prática entre umas e outras, o que me interessa a mim são os resultados na prática, e hoje utilizo aquilo que melhores resultados me proporcionou, por isso mesmo já não quero cá saber de publicidades para coisa nenhuma. Podem escrever tudo e mais alguma coisa, e em teoria dizerem que é assim ou assado, mas para mim só na prática é que posso validar os argumentos, e infelizmente, e porque tal não se confirmou só gastei dinheiro em vão. Foi azar nessa época ser mais novo e ainda ter acreditado tanto nas publicidades, porque se fosse hoje tinha poupado uns milhares de euros.

Vão a uma prova de tiro ao pombo onde estejam os craques nacionais, ou os internacionais, e vejam lá o que eles utilizam. Ou acham que quem anda nessa vida há tantos anos, e fartos e fartos de gastar dinheiro e a maioria com poder de compra para comprar a arma que bem quer (pois até Purdey's se vêm nessas vidas), alguma vez iriam utilizar uma arma que lhes desse desvantagem e sabendo que haveria outras com as quais seria possível secar melhor os pombos antes da rede?

Digo-vos mais, estou fartinho de ver a distribuição de imensas armas de almas abertas, de almas fechadas e de almas standart, e curiosamente, na chapa e na minha opinião pelo que tenho observado, tudo o que se afasta muito de 18,5mm que é alma standart e a verdadeira para uma calibre 12, começa a fugir do equilíbrio ideal entre distribuição/perfuração.

Que eu saiba, em Portugal, a maioria do pessoal não caça com cartuchos Magnum e Super Magnum, nem atira com 32 ou 36 gramas nos pratos, logo, não sei para que é que alguém precisa de utilizar por cá armas que foram desenhadas para o mercado dos USA a contar com a utilização de cargas grandes ou muito grandes.

Não mais volto a este assunto, pois esta é uma das coisas em que não seria aqui a trocar ideias que permitiria tirar dúvidas ou chegar a conclusões, só lado a lado tal seria possível, e isso, quem sabe se um dia destes não poderá vir a acontecer.
Boas caçadas a todos com o ferro que mais gostam, e muita felicidade na caça é o que vos desejo.

Cumprimentos,
João


acho que voce compreende perfeitamente akilo que falo quando digo que mato pombos a 50m e ate ja me ofenderam por dizer isso mas pronto
e se eu lhe disser que so caço aos pombos com 30gr aos torcaes com chumbo nº5 ou o nº4
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1111
Idade : 38
Localização : GMR
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Data de inscrição : 26/05/2010
Pontos : 1221

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Dom Abr 15, 2012 10:20 pm

carlosgarcia escreveu:
Quando adquirii a X400 tive o cuidado de primeiro observar bem o mercado das automaticas e experimentar cada uma delas, nomeadamente a Beretta X400, a Fabarm XLR5 e a Browning Maxus de entre as três decidi não poupar e ir pelo produto mais fiavel, mais resistente e sem duvida de maior qualidade e confortabilidade, logico que muita critica aqui em relação a Beretta está na razão dos euros nada mais e na minha sincera opinião a confundir o inconfundivel..a X400 com almas de 18.6(18,55) faz precisamente os mesmos tiros em termos de penetração que fazia a A302 com almas 18,3 sempre cacei as perdizes com ela e este ano com a x400 a taxa de abate melhorou em tiros largos e perto e em numero de impactos na peça muito mais e isto é a experiencia no terreno que tenho, quanto as experiencias do Helio a X400 que ele refere foi a minha arma mas essa part nada tem de especifico ou cientifico para provar seja o que for, paginas amarelas é testes impiricos e pelas mais variadas razões não são fiaveis se fosse o mesmo papel mas em nada isso pode dizer seja o que seja, e no terreno a verdade é essa, uma arma fiavel, confortavel e com efeitos letais extraordinarios basta que sempre usei os chokes 3* e 2* e este ano foi com 4* e 3* que obtive os melhores resultados não sou nenhum especialista a atirar mas tambem não sou leigo nenhum.
Um abraço.
Carlos Garcia
fixe fixe fixe
Olá amigo Carlos, de facto posso comprovar o que diz em relação à A400, eu atirei cerca de 10 anos com uma Urika, apesar de ser
uma arma fantástica, consegui obter melhor performance com a A400 sem qualquer margem para erro!
Voltar ao Topo Ir em baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1990
Idade : 54
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2082

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Dom Abr 15, 2012 10:33 pm

Amigos armas e cartuchos por muito debate que se faça cada um terá sempre a sua opnião e preferencia o que é bom para uns não será seguramente para outros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 38
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Dom Abr 15, 2012 10:38 pm

A.silva escreveu:
Amigos armas e cartuchos por muito debate que se faça cada um terá sempre a sua opnião e preferencia o que é bom para uns não será seguramente para outros.


fixe fixe fixe
Voltar ao Topo Ir em baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1173
Idade : 45
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1255

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 1:49 am

Amigo Carlos Garcia,depois do final de Maio, ainda vou ter que ir experimentar a tua A400. Very Happy

Mas não é para fazer testes nenhuns de perfuração, nem coisa que o valha, até porque, a A400 é na realidade uma arma de almas standart, umas trazem 18,5 e outras que vêm marcadas com 18,6mm na realidade pouco mais têm. Se tivesse apenas 18,1mm ou andasse nos 18,9mm é que já nem me daria ao trabalho de experimentar coisa nenhuma.

Queria mesmo (e apenas) experimentar a A400 dando uns tiros num percurso de caça ou num compack e ver como ela me entra na prática e qual o comportamento, pois uma outra coisa que também é a responsável por se matar muito bem com a arma, ou muito mal, é a CORONHA.
Uma arma pode ter um excelente cano, mas caso não tenha uma coronha que nos encaixe, adeus resultados...
As Urikas (e muitas outras Beretta) vinham de origem com 35mm de altura na crista.
Apesar de ter uma aqui por casa, tenho que dizer que a coronha dela não me estava a 100%, e não me ficava sempre bem, baixando a queda com as anilhas para não ver fita, como ficava com muita inclinação e mais pitch, passava logo a dar-me porrada na cara. Andei à luta com a coronha de origem até que desisti, e após lhe ter metido uma nova coronha passou a ser muito confortável, a entrar sempre bem, e a ter outra eficácia de tiro tanto perto como longe, e essa melhor eficácia nada teve a ver com o cano da arma, mas sim com as melhores dimensões da coronha, que é a grande responsável pelo conforto de tiro sentido com uma arma, e também pela eficácia de tiro.

As novas A400 trazem novas medidas na coronha, e a crista em vez dos anteriores 35mm, agora vem com 38mm, o que permite ter menos queda ao talão que uma Urika para se ficar a ver só ponto de mira, e permite um encare muito melhor para certos tipos de configurações físicas mais avantajadas (como a minha por exemplo), e a dar menos porrada na cara e no ombro (para quem se dá melhor com menos pitch), isto para certos formatos de cara/corpo claro está, pois o que fica melhor a uns naturalmente irá ficar pior a outros.

Sobre esse assunto, nos USA, onde já foram vendidas muitas A400, já há muitos relatos da A400, e para aqueles que se queixavam das dimensões da coronha das Urika, ou que lhes dava porrada na cara, ou que não lhes entrava sempre bem, dizem que as novas A400 com a crista mais baixa lhes permite grande conforto de tiro e que acertam melhor com ela, mas....
... não esquecer que também há os outros que se queixam do contrário, e que afirmam que com as dimensões das coronhas das suas Urika acertam melhor e que levavam menos porrada.

Para mim, aquando da compra de uma arma, deve-se destinar sempre mais algum dinheiro para os necessários ajustes da coronha à medida a cada proprietário, pois é rara a arma de fábrica que assenta que nem uma luva a todas as pessoas,.
A coronha, é de todas as partes da arma a maior responsável pelo conforto sentido e por uma boa taxa de acertos.

Um grande abraço,
João

PS: ainda ontem passei perto da Figueira junto à hora de almoço e logo me lembrei do "nosso" prometido polvo Laughing


Última edição por João Rodrigues em Seg Abr 16, 2012 3:02 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1173
Idade : 45
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1255

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 2:19 am

A.silva escreveu:
Já vi que o amigo joão não é adepto das almas largas

Amigo António, não gosto nem de coisas muito abertas, nem de coisas muito apertadas, eu gosto de coisas standart Laughing

Prefiro armas que andem muito perto da medida standart do calibre 12, e que não fujam muito nem para cima (nem para baixo) a essa medida.
Do que já tive, não gostei muito das almas exageradamente apertadas, nem das muito abertas.
São armas mais esquisitas nas munições para chumbarem mesmo bem, e obrigam a maior selecção nos cartuchos, cada arma gosta mais de um diferente tipo de cartucho, e eu já não estou para isso Laughing

A mim, parece-me que no meio é que está a virtude, e actualmente cá em casa só tenho armas nas medidas 18,5mm e 18,4mm.
Tenho apenas uma excepção que é uma pombeira justapostos com canos de aço Krupp.
Essa tem canos de 71cm com almas de aço polido (não são cromadas) de 18,3mm e ** no direito e 18,3mm e * no esquerdo, é uma arma que não utilizo e só não vai embora por uma questão sentimental, pois foi a última arma de caça do meu pai, e por isso mesmo nunca a venderei.
Chumba e mata longe que ferve, mas bate que nem uma mula, e justapostos não é mesmo o meu gosto, e contra isso...

Por falar nessa arma, belos bigodes levei com ela no final da década de 90 num dia à passagem. Ambos a utilizar Melior Diamante chumbo 5 (ainda no tempo que o Artur Ramos da Melior era vivo), eu com uma arma de 18,7mm, e o meu pai com 18,3mm, e o que é certo é que pombos que eu só chumbava e seguiam, ele rematava-os e secava-os cá para baixo.
Trocámos por 2 ou 3 pombos e a coisa inverteu-se logo. Foi a partir desse dia que comecei a tomar atenção a alguns "pequenos" pormenores...
Passados uns dias, testadas ambas a 40 metros na chapa, a conclusão foi muito simples.
Essa minha arma, mesmo com choques apertados chumbava muito mais aberto.
Deixava muitos rotos na bagada por onde podia passar um pombo sem nenhum bago, ou levando com apenas um ou outro de raspão.

Nas minhas conclusões ao longo dos anos, parece-me que para além de perfuração e afins difíceis de comparar, mais importante para se matar seca a caça larga é ter uma arma/cartucho que garanta uma boa densidade de tiro, com uma distribuição o mais uniforme possível, e que apresente regularidade a cada tiro dado, pois o número de impactos numa peça é algo de fundamental para matar caça seca, e pombos não são pratos.
Um prato largo, mesmo só com um bago parte.
Num pombo, um só bago (mesmo que tenha muita perfuração) poderá não ser o suficiente para acertar em zona vital e este segue caminho, mas se lhe acertarmos bem com 4 ou 5 bagos lá vem ele por aí abaixo...

É certo e sabido que as armas largas têm tendência a chumbar mais aberto, e é mesmo por isso que o amigo António Silva utiliza sempre o choque *, pois caso utilizasse uma arma com menores almas, sabe bem que usando um *** ou um ** iria obter a mesma densidade de tiro que obtém com * na suas armas de almas largas.
Se utilizasse * numa arma de almas estreitas, caça que matasse a 25 metros ficaria quase desfeita, o que de certeza não acontece com a sua arma usando * em tiros a essa distância.

E contra isso podemos apostar um leitão (e estou a falar a sério), que eu provo-lhe na prática que utilizando menos choque que aquilo que o amigo A. Silva utiliza nas suas almas largas, eu com menos choque e almas convencionais consigo a 40 metros um tiro tão fechado como o amigo consegue nas suas armas de almas largas utilizando o *.
E ainda lhe digo mais, eu com um cano de "apenas" 71cm com * e com uma alma mais fechada que o convencional, ou com uma de 76cm de cano de choques fixos e com almas convencionais, aposto consigo como com a sua Fusion de 18,8mm (mesmo que seja a de 76cm de cano) nunca vai conseguir ter um tiro tão fechado como eu conseguirei fazer a 40 (ou até a 45 ou 50 metros) com as minhas armas.
Vale um leitão?

Aproveitamos, fazemos um convívio e levamos mais alguns amigos para comer de borla, ou pagarei eu o leitão, ou pagará o amigo Silva.
O resultado será o menos importante, é preciso é tirar as dúvidas, e isso só na prática se consegue.
Eu tenho bom perder, e se perder serei o primeiro a dar a mão à palmatória Smile
Os amigos que comerem de borla levam as bebidas e uns pães (de qualidade, não quero cá pão ultra congelado que só depois vai ao forno) Laughing

Um abraço,
João

PS: Só poderei após dia 15 de Junho, pois até lá não terei nenhum tempo disponível, aliás, até esse dia quase não terei tempo nem para vir ao computador.

Voltar ao Topo Ir em baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1990
Idade : 54
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2082

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 9:48 am

É certo e sabido que as armas largas têm tendência a chumbar mais aberto, e é mesmo por isso que o amigo António Silva utiliza sempre o choque *, pois caso utilizasse uma arma com menores almas, sabe bem que usando um *** ou um ** iria obter a mesma densidade de tiro que obtém com * na suas armas de almas largas.
Se utilizasse * numa arma de almas estreitas, caça que matasse a 25 metros ficaria quase desfeita, o que de certeza não acontece com a sua arma usando * em tiros a essa distância.

Sim as almas largas tem mais aba de tiro que almas fechadas o que para o atirador comum é uma vantagem erra muito menos, quanto á minha opção do full não se deve a essa razão é o que sempre tenho utilizado independentemente das almas serem abertas ou fechadas detesto no meio de uma caçada trocar de choques não é a melhor das opções nem aconselho mas é o que faço.
Quanto á experiencia que quer realizar na minha opnião para ser conlusiva teria de ser praticada com duas armas com o mesmo tipo de aço com almas abertas e fechadas o amigo João utiliza os chokes Briley M que equivale a um ** normal, em alguns equivale ao Full que é o caso do que utilizo se for medido equivale ao M da Briley se pretence assim? não mas acontece em alguns casos, não seria por isso conclusiva mas estou sempre aberto a novas experiencias e a novos conhecimentos e será um prazer realizar as experiencias que o amigo joão entender é só dizer para combinar-mos aqui não está em questão quem perde ou ganha apenas troca de opniões que podem ser válidas ou não para os menos informados.
A esse tipo de convivios estou sempre aberto, desde que possa, o Hélio é tambem um adepto deste tipo de experiencias, já combinamos por várias vezes mas ficou sempre adiada, por um ou outro motivo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 40
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 10:34 am

João Rodrigues, é verdade que as almas mais abertas chumbam mais aberto, mas as novas estão muito melhores, experimenta uma maxus, e vais notar que estas já chumbam bem mais fechado.



Voltar ao Topo Ir em baixo
nuno gomes
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 331
Idade : 34
Localização : ponte de lima
Ocupação : caça
Humor : sim
Data de inscrição : 27/11/2011
Pontos : 364

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 11:01 am

boas concordo contigo amigo espalhachumbo eu tenho os dois modelos fusion e maxus e nao de compara uma arma para outra mesmo com chokes fechados full na tem nada a ver com o modelo anterior comprimentos
Voltar ao Topo Ir em baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 52
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 11:48 am

Pão cacholeira e mais alguma coisita rsss força nisso rapaziada vamos la essa prova..de leitão o resto pode ficar para depois rsss[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Última edição por carlosgarcia em Seg Abr 16, 2012 2:59 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
artmar
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 161
Idade : 53
Localização : aveiro
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Data de inscrição : 08/08/2009
Pontos : 165

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 12:11 pm

Bom dia Confraria !!!

Por curiosidade acabei de medir o choque Briley Extended (LM), que normalmente caço a tudo e verifiquei que mede igual a qualquer dos choque de 3*** que vieram com a Maxus "18,3" na ponta do choque. Verifiquei tambem que o Full de origem mede tambem na ponta "18,0".
Nas minhas outras armas o Full tem 17,5 ou 17,7 (choques fixos)
Cumprimentos
Artmar
Voltar ao Topo Ir em baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1173
Idade : 45
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1255

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 1:46 pm

Viva.

O que conta é a diferença da medida do choque para a alma da arma.

Por exemplo, na arma de choques fixos do Artmar, e como a alma dessa SKB é 18,5mm, ter 17,5 e 17,7mm na ponta dos canos, dá uma diferença para as almas (18.5mm da alma) de exactamente 10 décimas no cano superior e 7 décimas no cano inferior, ou seja, é um puro par de canos de ** e *, pelo que, suspeito que a arma seja uma trap Very Happy


Sobre o meu M da briley equivaler a um **, só se for a chumbar, porque na medida em décimas um M é igual a um *** de origem da Beretta.
Na Beretta, os Briley têm praticamente a mesma medida dos choques de origem, chumbam é muito melhor.

Por exemplo, o *** de origem das minhas Beretta têm 17,9mm e as almas são de 18,4mm, logo, como o M tem também 17,9mm , tem as mesmas 5 décimas de aperto (que os de origem) em relação às almas das armas.
Já o F da Briley (em teoria um *), tem quase nove décimas e é mais aberto que os * de origem que têm 10 décimas em relação às almas, mas o Briley, mesmo com uma décima a menos, consegue chumbar ainda mais fechado que o de origem.

O meu verdadeiro ** da Briley é a medida LF, pois esse é que tem 7,5 décimas de aperto (é um ** puro) em relação às almas, ou seja, o meu LF mede 17,65mm, mas quando uso esse choque, por exemplo com 7 e 1/2 aos tordos, chego a partir os tordos todos a mais de 30 metros, ficam bons é para comer à colher, ficam parece um saco de areia e às vezes até patas e asas desaparecem...

Eu na altura comprei Briley em M, IM e F para a Fusion de 18,7mm de alma, e apesar de ter melhorado imenso em relação as choques de origem e terem as décimas certas em relação à alma, mesmo assim, com um F na Fusion, a 40 metros não conseguia fechar tanto o tiro como consigo agora, mesmo estando a usar menos décimas de choque.

Voltar ao Topo Ir em baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1990
Idade : 54
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2082

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 3:20 pm

Sobre este tema não me vou alongar mais pois teria de entrar em promenores que não devo falar, mas vou pedir a opnião ao amigo João Rodrigues, com que melhores almas o amigo acha que a maioria dos caçadores obtem melhores resultados? com almas largas ou fechadas? isto para um atirador normal que é a maioria dos atiradores não os atiradores acima da média.
Voltar ao Topo Ir em baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 40
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 3:46 pm

Amigo Silva, essa pergunta é no minimo... complicada, até parece que quer dizer que quem é marteleiro como eu, usa almas largas, bons atiradores almas apertadas.



Voltar ao Topo Ir em baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6511
Idade : 52
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 6726

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 3:47 pm

fixe



Voltar ao Topo Ir em baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1990
Idade : 54
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2082

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 3:59 pm

espalhachumbo escreveu:
Amigo Silva, essa pergunta é no minimo... complicada, até parece que quer dizer que quem é marteleiro como eu, usa almas largas, bons atiradores almas apertadas.
Amigo eu tambem utililizo almas largas erro uns mato outros como os demais, não se pode levar isso nesse sentido até porque referi anteriormente que conheço alguns atiradores muito bons que perferem as almas largas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 40
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 4:12 pm

Estava a brincar, este assunto como já referi num post, é como ser do benfica/sporting.



Voltar ao Topo Ir em baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1173
Idade : 45
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1255

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 4:51 pm

Amigo A. Silva, Já sabe que é a minha opinião que para qualquer que seja o tipo de atirador, para tiros "dentro do normal" é muito mais fácil obter resultados com almas abertas.

Quando eu disse que utilizando as MK38 me facilitava os resultados e que é preferível fazer 25 pratos em cacos grandes que 22 a fazer pó e 3 zeros, sei que percebeu bem o que eu quis dizer.

Também sei que entendeu o meu ponto de vista quando disse que a Fusion nos pombos a negaçar era só para lá virar o cano e que eles caiam na mesma "sem eu saber como", ou que os coelhos em matos cerrados era só para lá virar o cano, era o mesmo que ter dito que apesar de em alguns tiros ter tido a noção que tinha apontado um bocado mal, mesmo assim continuava a abater na mesma.

Uma alma larga facilita imenso os resultados, pois é muito mais fácil de acertar com uma chumbada mais larga que com uma mais estreita, e a chumbada mais larga dá mais margem de erro ao atirador.

Não há só vantagens, nem só desvantagens.

Aliás, se não tivesse sido a questão da fiabilidade dessa minha Fusion, para certas situações de caça lhe garanto que ela ainda hoje cá estaria em casa.


Voltar ao Topo Ir em baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1990
Idade : 54
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2082

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 5:20 pm

Ora bem, é exatamente nessa base e em estudos efectuados pelas marcas que estão cada vez mais a optar por almas largas, é uma mais valia para a maior parte dos atiradores embora actualmente a diferença seja muito pouca como é o caso da maxus que alem de composição tem uma belissima perfuração no entanto os fabricantes irão sempre manter em quase todas as marcas almas fechadas pois á bastantes atiradores com essa perferencia assim satisfazem todo o mercado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
nuno gomes
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 331
Idade : 34
Localização : ponte de lima
Ocupação : caça
Humor : sim
Data de inscrição : 27/11/2011
Pontos : 364

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 6:55 pm

amigo joao rodrigues kual e o briley mais fechado k existe par a maxus pois tenho a maxus e a fusion mas como so tem 66 de cano gostava de ter um briley mais fechado
Voltar ao Topo Ir em baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1173
Idade : 45
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1255

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 7:29 pm

Viva amigo Nuno, o Briley mais fechado que conheço é o XF (Extra Full).
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge25
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 345
Idade : 31
Localização : fafe
Ocupação : ocupado
Humor : depende do dia
Data de inscrição : 13/01/2012
Pontos : 431

MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Seg Abr 16, 2012 8:46 pm

caros colegas fiquei com uma duvida sera que alguem me pode dizer qual tera mais furaçao sera uma beretta a gases ou uma benelli a inercia
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Hoje à(s) 2:39 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Almas vs Perfuração vs Distribuição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 16Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10 ... 16  Seguinte

 Tópicos similares

-
» Subst. de distribuição e bomba vácuo Vitara 1.9 TD c/fotos
» almas das armas desportivas e de caça: quais são as diferenças
» maior perfuração
» motor nao pega apos ter mudado a distribuição
» Desgaste de correia de distribuição nova

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Espingardas «-