* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se      Login  
KaciPesca - Diverte-te por cá
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe | 

Podengo Andaluz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
andre_m6
Novato
Novato

Nº. Mensagens : 9
Ocupação : Bombeiro
Humor : Sempre em altas
Pontos : 15

MensagemAssunto: Podengo Andaluz   Sab Set 05, 2015 2:55 pm

Boa tarde caçadores e pescadores. Venho aqui pedir a vossa ajuda e sabedoria numa questão. Tenho 1 podengo Andaluz que me deram com cerca de 2 anos e uma cadela arraçada podengo e epagneul com cerca 10 anos. A cadela é uma máquina a caçar sempre ativa e lutadora na caça, apesar de se cansar rápido, caça em circulos batendo toda a zona envolvente em meu redor, e segue me sempre. O problema é o Podengo Andaluz, é um cão ,lutador nas silvas e tem um pulmão que nunca mais acaba parece que nunca está cansado, quando o levo a dar uma volta começa logo a caçar mas começa-se afastar muito e acabo por o deixar de ver, depois volta a correr muito até a mim e vai-se logo embora de seguida, por vezes já nem volta , só mesmo ao fim de muito tempo de o chamar ele aparece ou então nem sequer me liga e volta sozinho para casa. Quando anda á trela é muito respeitador, nem sequer puxa e nunca me passa à frente, vai sempre ao lado ou atrás, até parece tem medo de me passar. Não tenho prática em treinar cães, mas pronto já vi que o cão e cadela soltos cada um faz o seu papel e não se ligam. Agradecia algumas dicas como posso treinar o cão para me obedecer , ou pelo menos caçar mais perto e voltar, sei que burro velho não aprende, mas até gosto do cão a caçar, mas pronto ele parece que é o cão e o caçador tudo ao mesmo tempo. Já o levei ao mato várias vezes sozinho, outras vezes vai ao mato à trela, já experimentei a cadela solta e ele preso para aprender, mas nada feito. Agradecia algum truque dos mais entendidos para me ajudar, porque gosto do cão e não vou desistir dele assim às primeiras.

À outra coisa que pode ser importante, o antigo dono fica a cerca de 1,5 klm em linha reta,onde tem mais cães, ele algumas vezes vai até lá quando se solta, mas ultimamente já não vai, e regressa à minha casa sempre à minha procura, ou seja , caça como um tonto ,depois lembra-se de mim e vem a correr ver de mim...
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente

Nº. Mensagens : 684
Ocupação : op maquinas JCB
Humor : bem disposto
Pontos : 710

MensagemAssunto: Re: Podengo Andaluz   Sab Set 05, 2015 3:24 pm

Amigo alguns podengos têm muito esse comportamento, com a idade têm a tendência em piorar...eu tive um podengo assim, quando era novo caçava curto até 6 anos...depois ficou igual á sua cadela, passou a caçar largo, eu chamava não vinha, ao fim de 1 hora é que aparecia, cheguei a por preso a uma corrente em casa, nunca mudou.

Cumprimentos
andre_m6
Novato
Novato

MensagemAssunto: Re: Podengo Andaluz   Sab Set 05, 2015 3:47 pm

Obrigado pela sua resposta, é triste eu até gosto do cão e vejo que ele caça bem mas sozinho lol, ele em grupo até nem se estica muito mas por vezes vai a vida dele e não me liga nenhuma, mas depois lá vem ele a correr muito direito a mim tipo a dizer estou aqui, e vai ele de novo. Sei que é complicado já em adulto e veio para mim com 2 anos.Nem liga à cadela, nem ela a ele, ela é 5 estrelas máquina, só é pena ser velhota. Tenho lido alguns post e algumas dicas dadas por pessoas, mas como sei que não sou o único com este problema gostava de trocar conhecimentos com pessoas que conseguiram alguns melhoramentos nos seus cães.
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 383
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Pontos : 455

MensagemAssunto: Re: Podengo Andaluz   Ter Set 08, 2015 10:08 pm

por experincia num caso como seu, o que fiz foi ir para o mato com os meus, mato fechado, e eles andarem la sempre no mato, pois se apanham terreno limpo isso correm correm e nao se fartam.... no meu caso se comecar a caçar sempre 1º em mato forte, os caes ja ficam um pouco mais cansados e quando depois passamos para uma zona com menos mato ja vao mais calmos, mas pronto tudo depende de cao para cao...
Neutel
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 187
Ocupação : funcionário publico
Humor : sempre...
Pontos : 220

MensagemAssunto: Re: Podengo Andaluz   Qua Set 09, 2015 9:08 am

viva!
Sei que existe pessoal contra o uso das coleiras de ensino, mas sei de casos em que o uso destas coleiras corrigiu o trabalhar do cão...assim que ouvem o toque da coleira, voltam logo para trás...
Mas ao principio e ate que o cão associe o toque da coleira ao estimulo eléctrico, vai demorar um tempo...
miguel sá
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 190
Ocupação : todos os dias
Humor : sempre
Pontos : 204

MensagemAssunto: Re: Podengo Andaluz   Qua Set 09, 2015 2:32 pm

boas amigo! se o cão se dá bem com a outra cadela pode prender com uma trela de 1.5m, um ao outro e passear bastante pelo terreno! isso vai fortalecer os laços entre os dois e pode ser que ele comece na caça a andar perto da cadela visto que essa é a zona de conforto dele! outra coisa que pode fazer é ir para o terreno com o cão com fome e levar alguma ração no bolso, cada vez que chama, e ele vem. gratifica com ração! no inicio chama a 5metros depois 10 e por ai adiante!! quando ele perceber bem o exercício não vai ter que chamar muitas vezes para ele vir ter consigo!! depois aos poucos é só ir trocando a ração por umas festas!! ai tem um excelente caçador e um excelente companheiro! bons treinos fixe fixe
andre_m6
Novato
Novato

MensagemAssunto: Re: Podengo Andaluz   Qua Set 09, 2015 9:17 pm

Boa noite camaradas, obrigado pelas vossas sugestões,são sempre importantes porque todos vós têm experiências para contar dos vossos cães. O andaluz à trela é muito respeitador, nunca puxa, e nunca vai à frente , vai atrás de mim ou ao lado, mesmo com uma trela de 10 metros segue-me sempre, e mesmo que eu pare e o deixe avançar, basta puxar a trela de 10 m ele vem logo ter cmg, mesmo a chamar preso ele vem logo ter cmg. Agora solto é um problema,a história não é bem assim. A nível de recompensas neste cão é difícil porque não come nada à mão , mesmo que goste muito tenho de lhe mostrar e deixar no chão e afastar-me um pouco e ai come logo. Este cão tem muita vida, muita força, é um lutador e em terreno limpo farta-se de correr e não me liga nenhuma, mas por vezes vem ter cmg para eu lhe dar uma festa. Mas hoje fui dar uma volta com eles, e camarada Mina_074 talvez tenha razão, ele em terreno limpo era uma máquina a correr, apesar de não se afastar muito, mas pronto a caça não era certa ou estava perto ou longe, ele não liga nenhuma à cadela, ela caça sempre em circulos batendo todo o mato perto de mim, mas em terreno cheio de mato o Andaluz pode comprovar hoje que ele andava mais perto a bater os silvados e o mato denso, até veio sempre atrás de mim e da cadela a caminho do carro. Tenho testar mais no mato denso, passear mais à trela os 2, eu tenho uma coleira de choques chinesa, mas não é grande coisa, como ele se afasta muito,é complicado , mas queria usar em ultimo caso.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Podengo Andaluz   

Podengo Andaluz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» PODENGO ANDALUZ PEQUENO
» Podengo andaluz
» Podengo Andaluz
» Podengo Maneto
» Podengo Pequeno pelo liso para cruzar