* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério




 
InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se      Conectar-se  
KaciPesca - Diverte-te por cá
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe | 
 

 Dentes dos cães

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 50
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2636

MensagemAssunto: Dentes dos cães   Qui Maio 28, 2015 10:55 am


Dentes dos cães


Ao nascerem, os cães não possuem dentes. Os dentes de leite surgem a partir do 20º dia até a 5ª semana – são 28 dentes de leite (temporários ou decíduos) e depois 42 dentes permanentes. Os dentes de leite são perdidos gradualmente, no período entre a 14ª e a 30ª semana, e nascem os definitivos. Entre sete e nove meses, geralmente, já houve a troca de todos os dentes de leite e os definitivos já estão todos presentes.

O tutor deve verificar se os dentes de leite caíram. A permanência dos dentes de leite pode trazer vários problemas na saúde do animal e deve ser resolvida com a extração, pelo médico veterinário especialista em odontologia veterinária. As datas de erupção e muda podem variar em função da raça. Durante a muda, os cãezinhos podem comer um pouco menos e mastigar mais: seus sapatos, pernas de mesa, etc. Brinquedos de borracha dura devem ser utilizados para ajudar o filhote a ultrapassar essa fase.

Os dentes definitivos do cão são: 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares em cima e 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares embaixo.





A escovação deve ser iniciada ainda com os dentes de leite, para acostumar o cão. Há pastas de dente próprias para cães e deve-se escovar uma vez ao dia. Em geral, o mau hálito é causado pela placa bacteriana, popularmente conhecida como tártaro (que é a calcificação da placa bacteriana), ocasionando gengivite, doença periodontal e cálculos dentais.

A consequência da doença periodontal não é só na boca, mas as bactérias podem entrar na circulação sanguínea e se alojarem em órgãos vitais como rins, coração, fígado e outros. Se o animal estiver com mau hálito, deverá ser levado ao veterinário, pois pode haver outras causas além da placa bacteriana: tumores, lesões nas mucosas, lesões no palato, sinusite, endocardite, nefrite, etc.

“Já em equinos”, alerta a veterinária Drª. Angélica Úrsula Landau, “devido ao tipo de mastigação e hábitos alimentares bastante alterados e diferentes dos originais, praticados pelos seus ancestrais (que passavam 18 horas do dia mastigando capim), ocorre um desgaste que deixa “cantos vivos” nas laterais das mesas dentárias, que ferem a mucosa nas bochechas (lado interno da cavidade oral), formando feridas e ulcerações, dificultando a ingestão de alimentos, ocasionando emagrecimento e uma série de doenças nutricionais carenciais. O exame periódico da boca do cavalo favorece a intervenção logo no início dos desgastes, limando as bordas, cortando as formações irregulares e extraindo dentes abalados (“soltos”) de dentro dos alvéolos dentários.”

Portanto, escove todos os dias os dentes de seu animal, leve ao veterinário com frequência para exame da boca, e ofereça a alimentação indicada pelo veterinário – o tártaro é produzido por alimentos macios, tenros e cozidos, o que leva à má conservação dos dentes.
in: anda.jor.br
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Dentes dos cães

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» nº de dentes do pinhao de ataque RKV?
» pinhao de ataque honda cbf125
» cremalheira e pinhao I moto Dragon
» [PEÇAS] - SantoXx, todo o tipo de peças
» Pinhão 15 dentes

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
* kaciPesca * :: - Cães - :: » Alimentação, saúde e criação «-