* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se      Conectar-se  
KaciPesca - Diverte-te por cá
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe | 

Informação sobre como a arma nos fica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 383
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Pontos : 455

MensagemAssunto: Informação sobre como a arma nos fica   Qui Ago 21, 2014 9:23 pm

Boa noite amigos, tenho aqui uma questão que não sei entender, no outro precisei de um ponto de mira e fui a um armeiro, depois de uma conversa ele mandou me por a arma a cara, e na posição que costumo caçar, e disse me que a arma estava me direita para mim, disse me que para atirar bem tinha que tapar muito bem a caça, que poderia resolver a situação com as tais anilhas dentro da  coronha e a  de junto a bascula, a arma em questão e uma Benelli Raffaello Crio, aos entendidos das Benellis podem me dar uma informação mais exacta.. Amigo Santos77 uma ajudinha Very Happy
J.Paulo
Membro Experiente
Membro Experiente

Nº. Mensagens : 744
Ocupação : caça&pesca
Humor : bom
Pontos : 781

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Qui Ago 21, 2014 10:05 pm

amigo mina todas as armas tem afinação ainda há pouco tempo tive de mandar afinar a minha pietro beretta pois andava desgostoso com ela e quando a colocava a cara a visão não era das melhores agora depois afinar até de olhos fechados quando a ponho a cara ela está lá não preciso de procurar o ponto mira é só verificar bem quando a mete a cara se vê a fita corrida ou se vê primeiro o ponto mira
João Gil
Administrador
Administrador

Nº. Mensagens : 30750
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Pontos : 36162

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Qui Ago 21, 2014 11:42 pm

Vamos lá ajudar o Nuno, Pessoal... fixe 

Ler as Regras e fazer a Apresentação é um dever seu! » Regras ler [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - Apresentação clicar [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cumprimentos
João Paulo Gil

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
antoniomatos
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 369
Ocupação : maquinista
Humor : quanto basta
Pontos : 388

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 1:22 am

boas essas anilhas entre a madeira e a bascula servem para isso mesmo. se tem duvidas em mexer na arma va a um armeiro. que lha poem como deve de seer digame em que zona mora para ver se lhe aconcelho um bom armeiro. ok
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 7:16 am

sou de Albufeira amigo
João Gil
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 10:23 am

Albufeira é a terra das rolinhas costeiras... fixe 

Ler as Regras e fazer a Apresentação é um dever seu! » Regras ler [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - Apresentação clicar [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cumprimentos
João Paulo Gil

Rui Militão
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 6639
Ocupação : empresario
Pontos : 6867

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 2:58 pm

Isso é muito importante, as anilhas de regulação do cast, on ou off ( regulação da coronha) esq./ direit., e a altura da coronha, dizem os entendidos que 80% da caça quem mata é a coronha.
Leve a arma a um bom armeiro que ele afina-lhe a coronha há sua medida.

João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1238
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Pontos : 1323

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 5:36 pm

Mina_074 escreveu:
mandou me por a arma a cara, e na posição que costumo caçar, e disse me que a arma estava me direita para mim, disse me que para atirar bem tinha que tapar muito bem a caça

Disse-lhe que a arma lhe estava muito direita, ou será que lhe disse que a arma lhe estaria um pouco baixa?

A arma se estiver muito direita (pouco cast), faz é tiros um pouco à esquerda. Nesse caso teria que ajustar o Cast (ou desvio) da arma.

Se a arma lhe estiver muito rasa ou a cair para o baixo (não conseguir ver nem um bocadinho de fita, ou mal vê o ponto de mira), aí sim, terá que tapar muito a peça de caça para lhe acertar.

Como há uma tendência natural de querermos ver sempre bem a peça de caça, existe a tentação de deixar o cano um pouco abaixo da peça de caça, e consequentemente, com uma arma muito rasa ou baixa poderemos deixar mais vezes os tiros um pouco abaixo das peças de caça, o que dá mais caça chumbada, ou até falhada que o habitual com uma arma um pouco mais "viva".
Uma arma em que se veja um pouquito do final da fita e que faça um tiro tipo 60/40 (60% da bagada acima do ponto a que apontamos) ajuda a não deixar os tiros baixos.
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1238
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Pontos : 1323

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 5:50 pm

Para resolver a situação, vê quais as anilhas que tem cá fora, e fica a saber a que está na arma.

Se tiver o conjunto de anilhas e chapas A e a B cá fora (e se não tiver a anilha e chapa D, que é um extra que nunca costuma vir com as armas e é preciso encomendar), deverá ter a anilha e uma chapa C instalada na arma.

O conjunto A costuma dar a queda ao talão de 50mm, o B de 55, o C de 60, e o D de 65mm.

Ora, se o amigo Mina tiver o conjunto C na arma, e quiser ver um pouco de mais fita, coloca o conjunto B e a coronha irá subir na parte do topo do calço cerca de 5mm em relação à posição que ficava com a anilha e chapa C, o que lhe dará mais um ou dois mm mais alta na crista (na zona à frente de onde encosta a cara), e já passará a ver um pouco de fita.

O exemplo serve na mesma para qualquer outra letra que tenha na arma e colocando uma letra antes a arma subirá 5mm em relação à letra seguinte, excepção apenas para a A, que se tiver essa instalada na arma já não vai conseguir subir mais a coronha.
miguel sá
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 201
Ocupação : todos os dias
Pontos : 215

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 8:31 pm

este forum é uma "escola", estamos sempre a aprender! fixe fixe 
obrigado pela informação jola 
Manuel Rendeiro
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 390
Ocupação : Reformado
Humor : Só me posso rir...
Pontos : 411

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 9:40 pm

Eu ainda acertava alguma coisa e não tão pouco quanto isso... a arma foi foi ao armeiro fazer uma revisão, era e é velhinha nunca tinha visto armeiro, disse-me para por a arma à cara eu pus... não lhe disse que queria nem sabia que ele ia mexer na coronha mas ele mexeu e agora é só falhar e falhar... tiros baixos acho eu .
Eu matava tão bem peças de bico bastava levantar o cano e terra...agora nem uma.
Eu de atravessado da esquerda para a direita fosse que altura fosse era virar para lá o cano e terra... agora ... Sad 
Eu deixava passar a caça por cima e depois virava-me e atirava à peça de rabo ... e terra agora vai-se tudo embora..
E na outra minha arma a de laterais ele mexeu também acertou as duas uma pela outra e tá na mesma igual..
Tou um bocado desesperado acho que vou fechar a loja da caça...
J.Paulo
Membro Experiente
Membro Experiente

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 10:12 pm

amigo Manuel rendeiro se calhar a pessoa que fez isso deve ter feito mal aconselho a ir a outro armeiro para verificar essa situação
João Gil
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sex Ago 22, 2014 11:49 pm

Mas que excelente explicação, amigo João  fixe 

Cumprimentos
João Paulo Gil

denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 2181
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Pontos : 2261

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 9:42 am

Manuel Rendeiro escreveu:
Eu ainda acertava alguma coisa e não tão pouco quanto isso... a arma foi foi ao armeiro fazer uma revisão, era e é  velhinha nunca tinha visto armeiro, disse-me para por a arma à cara  eu pus... não lhe disse que queria nem sabia que ele ia mexer na coronha mas ele mexeu e agora é só falhar e falhar... tiros baixos acho eu .
Eu matava tão bem peças de bico bastava levantar o cano e terra...agora nem uma.
Eu de atravessado da esquerda para a direita  fosse que altura fosse era virar para lá o cano e terra... agora ... Sad 
Eu deixava passar a caça por cima e depois virava-me e atirava à peça de rabo ... e terra agora vai-se tudo embora..
E na outra minha arma a de laterais ele mexeu também acertou as duas uma pela outra  e tá na mesma igual..
Tou um bocado desesperado acho que vou fechar a loja da caça...

Eh,Eh, Eh....
Amigo Rendeiro, esse é que é um armeiro verdadeiramente amigo da caça....
Agora fora de brincadeiras....
A arma "estar no sítio" é essencial na prática do tiro, seja em que modalidade for...
Esse amigo armeiro pode até ter-lhe colocado as coronhas conforme as regras, todavia o meu amigo estava habituada a atirar de uma determinada forma e agora "não encaixa" os tiros....
Mas olhe, como primeiro passo vá a um campo de tiro e dê uns tiros "na chapa" na ordem dos 25 metros )mais não que a dispersão já é muita...) para ver se há desvio....aí logo tirará dúvidas se é coronha que está mal ou se por acaso não foi o tal hábito dos anos de atirar de uma determinada forma.
De toda a maneira, tenha sempre presente o que diz - e uma vez mais MUITO BEM - o amigo João sobre o ãngulo dos tiros....
Abraço e boa sorte  fixe 
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 10:02 am

João Rodrigues escreveu:

Disse-lhe que a arma lhe estava muito direita, ou será que lhe disse que a arma lhe estaria um pouco baixa?

A arma se estiver muito direita (pouco cast), faz é tiros um pouco à esquerda. Nesse caso teria que ajustar o Cast (ou desvio) da arma.

Se a arma lhe estiver muito rasa ou a cair para o baixo (não conseguir ver nem um bocadinho de fita, ou mal vê o ponto de mira), aí sim, terá que tapar muito a peça de caça para lhe acertar.

Como há uma tendência natural de querermos ver sempre bem a peça de caça, existe a tentação de deixar o cano um pouco abaixo da peça de caça, e consequentemente, com uma arma muito rasa ou baixa poderemos deixar mais vezes os tiros um pouco abaixo das peças de caça, o que dá mais caça chumbada, ou até falhada que o habitual com uma arma um pouco mais "viva".
Uma arma em que se veja um pouquito do final da fita e que faça um tiro tipo 60/40 (60% da bagada acima do ponto a que apontamos) ajuda a não deixar os tiros baixos.

Muito obrigado pela informação e João Rodrigues, eu comprei a arma de segunda mao e nao trazia as anilhas, tenho um amigo que as tem e diz que nao precisa, mas entretanto se ele nao as quiser dispensar, vou pedir a um armeiro que me mande vir o kit das anilhas para poder colocar, uma das coisas que tb as vezes faço e que quando meto a arma a cara fica sempre ligeiramente mais para o lado em vez de ficar sem centrada , tenho de arranjar a forma de quando por a mao na coronha que fique logo alinhada quando levar a arma a cara... muito obrigado por tudo
João Gil
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 10:21 am

Amigo Nascimento...esse seu armeiro pode pertencer á protectora... scratch 

Cumprimentos
João Paulo Gil

Manuel Rendeiro
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 11:02 am

Amigo Gil excelente humor... Very Happy Very Happy Very Happy 

Última edição por Manuel Rendeiro em Sab Ago 23, 2014 11:47 am, editado 2 vez(es)
Manuel Rendeiro
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 11:42 am

Caros confrades obrigado pela ajuda e pelos conselhos que agradeço,
 fixe 
À chapa já  fui e desde que "aponte ao centro do alvo só vendo o ponto de mira " tipo pressão de ar, não há desvio para a direita nem para a esquerda. A chumbada fica uniforme com centro. Mas isso é um tiro a alvo fixo e a caça não está parada.
A propósito sou canhoto e a minha Benelli é para canhotos e a minha arma de  laterais também está afinada para canhotos... mas o problema não é esse estão bem centradas  é no encare que os tiros me  saem baixos.
Por exemplo vinha um tordo de bico  eu encarava a arma em "movimento automático" não precisava de fazer correcções e o bicho estava no chão...agora encaro e tenho que dar um "saltinho" com o cano para cima, para cobri a peça e como me esqueço não estou habituado não o faço e os tiros saem-me todos por baixo.
O confrade Denis bateu no ponto esta arma há 20 anos, quando a comprei  levou o 1º e único acerto num armeiro em  Foros de Almeirim... se calhar o homem já transitou... e a partir daí não mais foi mexida e eu dava-me bem com aliás logo de inicio foi "um ver se te avias".
Agora o mecânico da  NOA...como diz o confrade Denis e muito bem pôs aquilo conforme as regras..sem ninguém lhe encomendar o sermão e   lixou-me...bem lixado. Já lá fui reclamar e o homem diz que a culpa é minha... que não "aponto"... Bolas eu cobrava mal... mas ia cobrando e nunca apontei agora nem mal nem bem nem  nada como é.
Na época anterior andei a apanhar bonés e fiquei descorçoado sem confiança em mim  e com vontade de mandar a caça às malvas.
Esta época, para a semana,  vou tentar junto de algum armeiro... sei lá eu onde hei-se ir...levantar um pouco o cano nas duas armas, se bem entendi as explicações do confrade João Rodrigues,  para que o tiro o "cone de chumbo",  cubra a peça e não seja só a "borda" superior da chumbada a rasar a parte de baixo da peça.
vamos lá a ver
miguel sá
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 1:32 pm

Não desanime amigo manuel, vai ver que depois de afinadinha é so velos cair!!! hunter 
já agora pessoal, alguem conhece algum armeiro aqui na zona de coimbra que faça esses trabalhos bem feitos?
smarques
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 247
Ocupação : Tec. Informática
Humor : H
Pontos : 271

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 1:45 pm

Caro senhor

Tem o Sr Carlos Garrido no Pentado- moita que lhe efectua essas afinações

Cumprimentos

Sérgio Marques
LuisMartins
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 350
Ocupação : caçando
Humor : simpático
Pontos : 387

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 2:18 pm

Tens a inovatiro em mira.
Esteves
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 332
Ocupação : Operador de Central
Humor : Caça
Pontos : 339

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 3:04 pm

Alterar qualquer coisa numa arma tem (porras) eu tenho um caso depois de muitos anos caí na asneira de mandar cortar um pouquinho na coronha contra a vontade do armeiro,asneira voltei a acrescentar e o que é certo nunca voltou a ficar igual não atiro mal mas passados meia duzia de tiros a cara já parece o (Cristo) Passou a ser segunda opção sei que é mais (fechada) que a outra mas antes tambem já era. Onde está o erro?
miguel sá
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 3:30 pm

Pois esse é o meu medo, já ouvi pessoas que disseram que ficou uma maravilha, e já ouvi outras dizer que lhe estragaram a arma!! eu so novo nestas lides, mas acho que o importante é perceber-mos aquilo que nos falha e falar-mos com o armeiro!! tenho um familiar que disse que via demasiado a fita, mandou alterar a coronha e ele diz que ficou 5*!! outras pessoas aqui no forum tambem dizem que foi a melhor coisa que fizeram, posto isso eu acho que vo arriscar!! hunter  hunter 

Amigo Luis e amigo Marque obrigado pela informação!! fixe  fixe 
nuno gomes
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 331
Ocupação : caça
Humor : sim
Pontos : 365

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 5:58 pm

boas eu por essas e por essas e por outras decidi despachar a maxus, que não tinha dado 500 tiros com ela completamente nova, comprei uma trap e estou contente com ela, parece k foi feita para mim, quando vou ao percurso de caça e aquela e nos tordos também,e tenho bons resultados, mas são gostos, muita gente não quer trap na caça, continuo com a browning fusion em automática a velhinha não falha depois gosto da fita alta a maxus não e assim, mas automática não compro mais, fico por as sobrepostos,
saudações cinegéticas
J.Paulo
Membro Experiente
Membro Experiente

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   Sab Ago 23, 2014 8:27 pm

confrade Manuel existe um armeiro que eu conheço e onde mandei afinar a minha automática e falo de experiencia própria eu não me ajeitava com ela só não me desfiz dela devido a ter sido do meu avô, ele afinou-me a arma agora está 5*** tanto ao por a cara como abater peças de caça fica perto de Bombarral
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica   

Informação sobre como a arma nos fica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Tópicos similares

-
» Informações SRAD 96
» INFORMAÇÕES SOBRE MINI BUGGY
» informações sobre c180k 2006
» Troca de óleo do câmbio automático
» Informações sobre a GSX 750 F