* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério




 
InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se      Conectar-se  
KaciPesca - Diverte-te por cá
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe | 
 

 Pulgas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rogério
Fundador
Fundador
avatar

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 37
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7754

MensagemAssunto: Pulgas   Dom Set 27, 2009 2:16 pm

Pulgas

O que são as Pulgas?

São insectos desprovidos de asas, cujo corpo é achatado lateralmente. As pulgas do cão pertencem ao género Ctenocephalides canis ou Ctenocephalides felis, dos quais somente os adultos são parasitas.

Encontram-se principalmente nos lugares frequentados pelo cão: estima-se que, num determinado momento, apenas 10% das pulgas estejam presentes na pelagem. As pulgas são muito prolíferas: as fêmeas põem numerosos ovos (às vezes mil ou dois mil) em alguns meses. Como estes ovos não aderem à pelagem, caem no solo e acumulam-se nos tapetes, no chão, etc. Os ovos eclodem, libertando larvas que sofrem metamorfoses, realizam mudas e transforma-se em ninfas.

Depois, em condições favoráveis, o adulto formado sai do casulo e torna-se um parasita no cão, chamado hospedeiro definitivo. A pulga adulta perfura então a pele do cão, utilizando as suas peças bucais, e suga sangue, após ter inoculado saliva anticoagulante. A presença de pulgas é revelada pelos seus excrementos: tratam-se de pequenos grãos pretos que se encontram na pele do animal, especialmente na região dorso-lombar. Correspondem ao sangue absorvido e, depois, digerido pelas pulgas.

Quais são as Patologias causadas pelas Pulgas?

As pulgas causam várias patologias no cão. Em primeiro lugar, têm um papel patogénico directo, em geral pouco incomodativo, que se limita às comichões. No entanto, o cão pode desenvolver uma dermatite por hipersensibilidade às picadas de pulga (DHPP), que se traduz por um prurido intenso, levando à queda de pêlo ou, até mesmo, feridas ao coçar, localizadas na parte superior do corpo (sobretudo na região lombar). Esta afecção é mais rara na estação fria, quando a actividade das pulgas é menor. O seu papel patogénico indirecto consiste na transmissão de agentes patogénicos: bactérias e parasitas do tubo digestivo (transmissão por ingestão de pulgas adultas).

Como é que se pode Proteger o cão?

A maioria dos tratamentos anti-pulgas aplicados aos animais (coleira, spray, pós...) diminui o número de pulgas, mas esses tratamentos geralmente não são suficientes para as eliminar todas porque muitas vezes estas ficam no meio ambiente. Por isso recomenda-se associar dois tratamentos. O primeiro, á base de insecticida, que visa matar todas as pulgas adultas nos cães e nos gatos que vivem no local a ser tratado; através de produtos antiparasitas sob a forma de spray, spot-on (gotas concentradas) e comprimidos (visa esterilizar as pulgas durante o seu repasto sanguíneo). O segundo visa matar as pulgas (com um insecticida) ou bloquear o seu desenvolvimento (com um regulador de crescimento de insecto) no meio ambiente.


Divulga o Fórum » Vê AQUI

Ler as Regras e fazer a Apresentação é um dever seu! » Regras ler AQUI e AQUI - Apresentação clicar AQUI

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink    
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://kacipesca.super-forum.net
 

Pulgas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Desparatização de pulgas
» Carraças
» Alguém já usou este produto em cães????
» conselho para desinfectar canil
» Pulgas e Carraças

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
* kaciPesca * :: - Cães - :: » Alimentação, saúde e criação «-